sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto verão 2013 : SER FELIZ

Oi gente!!! Tudo bem? Esta semana o assunto mais falado no mundo virtual foi o tal comercial da Marisa para sua coleção Alto verão ! Bom eu não podia ficar de fora desta discussão! O tal comercial é este aqui:


          Eu fiquei extremamente chocada e incomodada ao assistir este comercial!!! A impressão que me passou é de que a gente só pode ser feliz , desejada  e de bem com a vida se for magra!!! E pior, a sensação de que pra ficar magra VALE TUDO! Aí vocês vão pensar...ai que preconceituosa, recalcada e blá blá blá ...só porque é gorda se ofendeu ou tem preconceito com magras!!!  Pois vou contar um pouco da minha história pra vocês!!
          Eu sou gorda desde que nasci, sempre fui!!! E minha vida TODAAAA eu desejei mais que tudooooo  ser magra . E quando eu digo mais que tudooo, é mais que tudo mesmo!! Meninas normais sonhavam com casamento, príncipe encantados e coisas normais de gente normal e eu só queria ser magra ! Você sabe o que é a vida de uma criança ou adolescente gordinha ? Eu era motivo de piada, era rejeitada, não podia usar as roupas da moda como minhas amiguinhas usavam ... chorava dentro de provadores de loja! Nas festinhas eu sempre era tratada como a gordinha legal, amiga da menina gostosa que poderia ajudar o menino a ficar com a amiga ! Perdi as contas de quantas vezes eu cheguei da balada jurando que nunca mais ia comer pra ficar magra e não passar mais por tanta rejeição! Enfim, fiz de tudoooo nesta minha vida pra tentar me enquadrar nos padrões da sociedade e tentar ser aceita : dietas de fome, dietas com nutricionista, virei rata de academia, dieta da sopa, da lua , do chá , endocrinologista , remédios ( muitossss , sem nem pensar se fariam mau ou não a minha saúde) .  Chegava a emagrecer, mas por mais que emagrecesse eu NUNCA conseguia ficar magra ...afinal minha constituição óssea nunca me permitirá usar um 38! Fora o efeito sanfona... é tudo muito muito muitoooooo frustrante! Aí as pessoas falam : mas é gorda porque é sem vergonha e preguiçosa...come demais ... não faz exercício !!! Meu que raiva ...eu como como uma pessoa normal , só que fui privilegiada com um metabolismo extremamente lento. O que você faz de esforço pra perder 1 Kg eu tenho que fazer em dobro, ou até mais que o dobro!!!Tudo isso fez de mim uma pessoa insegura, que tentava agradar todo mundo, com uma auto estima que era uma negação!!! Na minha cabeça eu só seria feliz e uma pessoa melhor se eu fosse magra!!! Exatamente a idéia que me passou este comercial da Marisa!!! Ele me fez reviver todo este meu passado !! 
          Com o passar dos anos, maturidade chegando, vaidade aflorando , sabe o que eu percebi ? ( isto não foi da noite pro dia não) . Que por mais que eu me matasse pra emagrecer , que passasse a vida me escondendo do julgamento das pessoas , que contasse calorias como se não houvesse amanhã  eu sempreeee, sempreeeee iria ser julgada!!! E que o problema não era eu não me amar e sim me preocupar demais com a imagem que os outros tinham de mim!!! Era isso que fazia eu não me amar, não me cuidar...porque me sentia muito diferente!  Eu me preocupava tanto em ser magra que deixava de viver e de ser feliz!!! A partir daí comecei a cuidar mais de mim! A perceber que sim eu era diferente, mas nem por isso era menos que ninguém...nem menos bonita, nem menos legal, nem era uma pessoa pior!! Passei cuidar do cabelo, da pele , a pesquisar roupas que ficassem melhor no meu corpo sem que eu deixasse de ser feminina, sem me preocupar em ficar sexy e magra na roupa e sim bonita e me sentindo bem com uma roupa bonita!!! E minha vida gente melhorou 100% !!! Os elogios começaram a aparecer! Comecei a fazer as coisas por mim e não pelos outros!! Enfim comecei a viver e ser feliz! E uma pessoa de bem consigo mesmo faz todaaa diferença!! O blog também teve um papel muito importante neste meu processo de aceitação!!! É ótimo poder ter contato com outras pessoas com histórias de vida como a sua e trocar sempre muita experiência!!! Clarooo que como toda mulher normal tem dias que eu me odeioooo...olho no espelho e odeio meu braço, minha barriga ..me acho uó!! Mas tem dias que me olho no espelho e penso: uau sou um arrasooooo...azar de quem não vê isso!!! 
          Entãoooo minha gente .. o preconceito tá aí! As pessoas  são cruéis e sempre vão te criticar de alguma forma! Cabe a gente mudar , mudar de pensamento, de atitude e pensar que não é um corpo bonito conseguido através de dietas malucas, vida saudável ou que seja , que vai determinar se você vai ou não ser feliz no verão e na vidaaa! A felicidade tá em coisas bemmmmm maiores do que um manequim 38 e um bando de caras babando por você viu dona Lojas Marisaaaa!!! Em tempos em que a mulher já sofre tanto com inúmeras funções acumuladas, inúmeras cobranças ( tem que ser linda, magra, sexy, inteligente, boa profissional ...), em tempos de anorexia, bulemia , achei o comercial de extremo mau gosto!!! E acho sim que ele possa influenciar negativamente adolescentes e mulheres mais fragilizadas...assim como eu fui um dia!!! 
Essa é só a opinião de uma mulher real !!!

 E ó pra você que acha que só se pode curtir o verão sendo magra:


6 comentários:

Amandinha♥ disse...

Felizmente não passei por naaaaada disso, Mari. Apesar de fazer dieta e todos os tratamentos desde criança, essa busca sempre foi da minha mãe querendo o melhor pra mim. Nunca fui eu quem disse "quero ficar magra". Apesar disso fiquei incomodada com o comercial, mas não revoltada como muita gente que vi falar sobre isso por aí. Também coloquei munha opinião no linda gg.

Beijosss e vc é muito linda siiiiim!

Fernanda Ferreira disse...

concordo com voce e acho que a Marisa perdeu muitas clientes com essa postura inclusive a mim beijos

Fabigeo disse...

Excelente texto!(desabafo)
Eu fiquei muito incomodada qdo vi o comercial no intervalo da novela, pensei nas milhares de meninas que poderiam estar assistindo e se identificaram... muitas com distúrbios alimentares! Esse comercial só reforça esse conceito amplamente divulgado por todas as mídias, que para ser feliz, a mulher precisa ser bonita e magra!
Lamentável! Acho que a maior resposta para essa loja é deixarmos de comprar! Parabéns Marisa, acaba de perder mais uma cliente!

Nana Pinho disse...

eu não compro mais la a um bom tempo...e agora q nem passo na porta...
essa mania de enfiar na cabeça das pessoas que pra ser gente tem q ser magra ja passou do limite!

BjOs de Nana :)
Blog
FanPage

Unknown disse...

Mari,adorei o texto!!
Minha história é muito parecida com a sua, sempre sofri com a balança, e passei por quase tudo que você descreveu(só não cheguei a tomar remédio).Com o tempo aprendi a me aceitar como sou, a me cuidar, não pra ficar magérrima e entrar num jeans 38, mas pra me sentir bem e a vontade com o meu corpo. Fiquei incomodada com o comercial, passa a impressão errada que pra ser feliz é preciso ser magra, e eu mais do que ninguém sei que isso não é verdade!

Maiara De Moraes disse...

CONCORDO COM VOCÊ!
acredito que nossa beleza só ira se transparecer quando aprendemos a nos amar primeiro